Judô Sócio Educativo

Captura de Tela 2014-08-21 às 11.14.39

Atualmente a APAJA desenvolve, em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia, com recursos do Orçamento Participativo o “Projeto Judô Sócio Educativo” que visa levar o judô como esporte agregado à educação, aos alunos das escolas públicas Municipais. Hoje já são mais de 620 famílias se beneficiando das mudanças provocadas pelo esporte e levadas para dentro da comunidade através desses pequenos atletas. O envolvimento dos pais e familiares dos alunos em todas as atividades desenvolvidas pela associação influencia significativamente no resultado educacional e de formação pessoal completa do cidadão. Assim, o projeto Atibaia Judô Lutando pela Inclusão Social visa, sobretudo, atender ao contingente de atletas que se destacam nessas atividades educacionais.

 

Justificativa

  • Diminuir o contingente de menores nas ruas, diminuindo a evasão escolar e melhorando a qualidade de vida desse público e da comunidade.
  • Atingir as comunidades do município de Atibaia e região através do envolvimento esportivo. -> Criar novos ídolos e cidadãos modelos que incentivem o pleno gozo da cidadania.
  • Elevar o número de atletas de alto nível que possam representar o país em competições internacionais.

 

Objetivos Gerais

  • Aumentar o número de atendimentos a juventude de Atibaia e região possibilitando a descoberta de atletas de alta performance através da disponibilidade de treinamento, equipamentos e acompanhamento de profissionais especializados que possibilitem o desenvolvimento pleno do atleta.
  • Concretizar um modelo de gerenciamento de recursos visando a ampliação dos benefícios dele advindos.

 

Público-Alvo Municipal

  • Atibaia possui em torno de 125.000 habitantes, com boa participação na mídia Nacional por se tratar de cidade turística, além da excelente localização geográfica.
  • O “Projeto Judô Sócio-Educativo” atingiu cerca de 18% das crianças na rede municipal de ensino, totalizando indiretamente 7600 alunos do ensino fundamental.
  • Desse contingente são 200 atletas que semanalmente disputam competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Profissionais Envolvidos: oito professores de Judô, um nutricionista, uma psicóloga esportista, dois assessores técnicos administrativos e um publicitário.

 

Objetivos Específicos

  • Reunir recursos metodológicos, técnicos e das ciências aplicadas ao esporte, para a detecção, seleção, preparação, avaliação e controle de atletas. Avaliar até 120 crianças e adolescentes, entre 10 e 17 anos, no período de execução do projeto.
  • Apresentar ao final do período previsto 60 atletas de reconhecido nível Regional, Estadual e Nacional.
  • Implantando desde já esse projeto de iniciação, temos o objetivo de, em três anos, nos mantermos entre as três melhores equipes do Estado nas categorias de base, em ambos os sexos, além de descobrir talentos que possam fazer parte das equipes adultas de nossa cidade e região, bem como integrar seleções estaduais e nacionais. Nesse momento, estaremos atuando ativamente em todas as etapas da formação do atleta

Público-Alvo Estadual

  • Participação expressiva de atletas nas Finais Estaduais (Campeonato Paulista), composto por 15 regiões participantes que compreendem todo o Estado de São Paulo;
  • Além do Campeonato Paulista, considerado por muitos o mais forte do país, os atletas obtiveram diversos títulos na Copa São Paulo, Campeonato Paulista Estudantil, Campeonato Estadual do Interior, Joguinhos Abertos da Juventude.

Público-Alvo Nacional

  • Participação expressiva de atletas nas Finais Nacionais (Campeonato Brasileiro), com a participação de todos os Estados Federativos.
  • Diversos títulos de Campeão Sul Brasileiro, Campeão Brasileiro Estudantil, Campeões Brasileiros.

 

Público-Alvo Regional

  • Atuação dos atletas em competições regionais na 15º Delegacia Regional da Federação Paulista de Judô que compõe a Grande Campinas, compreendendo as cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Campinas, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itapira, Jundiaí, Paulínia, Pedreira, Serra Negra, Valinhos, Vinhedo, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões);
  • Nos últimos anos Atibaia têm se sagrado Campeã geral por equipe em 90% dos Torneios realizados; ->Nos Jogos Regionais da 4º região Administrativa Estadual Atibaia ficou entre as primeiras colocadas (Campeões e Vice-Campeões) nas três últimas edições realizadas nas cidades de Atibaia, Rio Claro e Bragança Paulista.

 

Público Alvo Internacional

  • Participação de atletas selecionados para a delegação brasileira sub-20 e sub 17 em torneios na Alemanha (19º Internacional Vulkaneifel Turnier, Desafio Internacional por Equipes de Bad Blankenburg, Internacional Thuringia Cup 2010-Women U17/U20) e Portugal (POR Europen Cup Portugal).

 

Você Sabia ? A prática do judô é regida por cortesia, respeito e amabilidade. A saudação é o expoente máximo dessas virtudes sociais. Através dela expressamos um respeito profundo aos nossos companheiros. No judô, há duas formas de expressarmos: tati-rei ou ritsu-rei (quando em pé) e za-rei (quando de joelhos). Esta última é conhecida por saudação de cerimônia.